Concurso Nacional Unificado: divulgado edital para cursos de formação
- bmellorocha
- 17 de jan.
- 3 min de leitura
Ao todo, 2.305 candidatos aprovados serão convocados para participar dessa capacitação do CNU. Candidatos reintegrados ao CNU também podem conferir resultado preliminar da avaliação de títulos

Nesta quarta-feira (dia 15), foi publicado um edital específico sobre os cursos de formação do Concurso Nacional Unificado. Ao todo, 2.305 candidatos aprovados serão convocados para participar dessa capacitação do CNU destinada a nove cargos de nível superior.
Os candidatos reintegrados ao CNU também podem conferir o resultado preliminar da avaliação de títulos nesta quarta-feira. A consulta pode ser feita no site da Fundação Cesgranrio, por meio do link. Ao acessar a página, é preciso buscar o menu "Resultados e Convocações". O prazo para recursos com relação às notas preliminares vai até esta quinta-feira (dia 16), no menu "Interposição de Recursos".
Curso de formação
Os inscritos nos cursos poderão receber, mensalmente, durante o período de formação, 50% da remuneração inicial do cargo, a título de auxílio financeiro.
Essa etapa será realizada principalmente na modalidade presencial e em Brasília (DF). Apenas um curso, com 35 vagas, será no Rio de Janeiro (RJ). Outro curso será realizado em Brasília, com 900 vagas, na modalidade híbrida. Confira aqui o edital de convocação.
Os candidatos deverão acessar a página do CPNU nos dias 4 e 5 de fevereiro para verificar se foram convocados, identificar o cargo ou a carreira correspondente e confirmar sua presença. Segundo o MGI, a participação será garantida somente após a resposta afirmativa (“SIM”) à convocação e a efetivação da matrícula.
"A convocação para o curso em um cargo implica a exclusão do candidato das listas relativas a cargos de menor preferência. Além disso, mesmo após convocado, o candidato poderá ser chamado para um cargo de maior preferência, dependendo de sua classificação e do avanço na lista de aprovados", informou o ministério.
Confira quem será convocado para os cursos
Modalidade presencial (Brasília - DF):
Especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG) - 150 vagas
Analista de comércio exterior (ACE) - 50 vagas
Analista em tecnologia da informação (ATI) - 300 vagas
Analista técnico de políticas sociais (ATPS) - 500 vagas
Analista de infraestrutura (AIE) - 300 vagas
Especialista em regulação de serviços públicos de energia (Aneel) - 40 vagas
Especialista em regulação de serviços de transportes aquaviários (ANTAQ) - 30 vagas
Modalidade híbrida (Brasília - DF):
Auditor-fiscal do trabalho (AFT) - 900 vagas
Modalidade presencial (Rio de Janeiro - RJ):
Especialista em regulação de saúde suplementar (ANS) - 35 vagas
Resultado final antecipado
Vale lembrar que a divulgação da primeira lista de aprovados no "Enem dos Concursos" foi antecipada para o dia 4 de fevereiro. Até então, o resultado estava previsto para sair no dia 11 de fevereiro, depois de ser adiado por uma decisão judicial que reintegrou ao concurso cerca de 32 mil candidatos. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa realizada ontem pela ministrada Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck.
No dia 4 de fevereiro, os candidatos que concorreram ao bloco 8 terão acesso à lista definitiva de classificação para todos os cargos. Para os blocos 1 ao 7, cada candidato saberá sua nota individual e sua situação para cada cargo ao qual concorreu: se está classificado — e em que posição — ou se não passou. Na mesma data, 2.305 pessoas serão chamadas para os cursos de formação.
Ou seja, para as vagas de nível superior, dos blocos de 1 a 7, outras classificações serão divulgadas ao longo do mês. Confira o cronograma abaixo.
Novo calendário do Concurso Nacional Unificado:
4 de fevereiro: divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos do bloco 8 e divulgação de notas finais e primeira convocação para cursos de formação dos blocos 1 a 7
4 e 5 de fevereiro: prazo para confirmação de interesse em participar de curso de formação
11 de fevereiro: segunda convocação para curso de formação
11 e 12 de fevereiro: prazo para confirmação de interesse em participar de curso de formação
18 de fevereiro: terceira convocação para curso de formação
18 e 19 de fevereiro: prazo para confirmação de interesse em participar de curso de formação
28 de fevereiro: publicação da lista de candidatos convocados para matrícula nos cursos de formação
Candidatos reintegrados
Um acordo judicial firmado entre o MGI e o Ministério Público Federal (MPF) reintegrou mais de 32 mil candidatos ao concurso. Segundo o governo, a maioria deles são cotistas que foram habilitados à correção de suas provas discursivas e redações, porque a regra anterior estava em desacordo com uma instrução normativa.
A outra parte dos reintegrados diz respeito aos candidatos eliminado por não terem preenchido algum dos campos de identificação do cartão de respostas.







Comentários